domingo, 31 de maio de 2009

Sucos calmantes


Sucos diferentes trazem benefícios ao organismo
Mistura de chá, maracujá e alface tem efeito calmante. Suco de abacate, limão e iogurte protege contra inflamações. Os sucos naturais ajudam na busca por alimentação mais equilibrada. A mistura de frutas, folhas e até verduras pode colaborar na solução de problemas como o excesso de peso, insônia e má digestão. Com vidas cada vez mais agitadas, onde fast food e comidas gordurosas são opções frequentes, os sucos podem trazer benefícios para a saúde. Algumas receitas rápidas e fáceis de fazer garantem, por exemplo, ação anti-inflamatória, digestiva, calmante ou estimulante. Uma das misturas diferentes, com efeito calmante. A receita leva chá de camomila, polpa de maracujá e alface. Todos os ingredientes têm propriedades calmante e o uso contínuo, segundo a nutricionista, traz benefícios ao metabolismo. O suco de mamão, abacaxi, gengibre e hortelã auxilia a digestão de proteínas. De acordo com Olívia, o ideal é tomar a mistura cerca de uma hora antes do almoço, para que as enzimas digestivas das frutas possam agir. Efeito anti-inflamatório é o benefício oferecido pelo suco de abacate, limão e iogurte desnatado. A mistura oferece ao organismo grande quantidade de substâncias antioxidantes, que protegem o corpo do efeito prejudicial dos chamados radicais livres.

O Poder de Cura das Frutas





VALOR MEDICINAL DAS FRUTAS





O valor medicinal das plantas em geral é conhecido e mesmo utilizado em larga escala em algumas regiões, ou mais comumente nas áreas rurais. Existem até enciclopédias que tratam das plantas medicinais, englobando as plantas frutíferas, das quais pode-se obter remédios para muitas moléstias. As formas de utilização das plantas como remédios são as mais variadas, podendo, ser preparados cataplasmas, decocção, infusões, filtradas, macerados, sucos, tinturas, tisanas, torradas ou vinhos. Os cataplasmas são preparados para o uso externo, obtidos de folhas, pós ou farinhas, os quais são diluídos em água ou óleo, ou obtidos pela infusão, maceração ou cozidos. Decocção é a fervura de uma parte da planta em um meio qualquer, como água, por exemplo. A infusão é feita adicionando-se a uma porção da planta, colocada em uma vasilha, uma porção de água fervente, tapando-se em seguida. Após 10 a 15 minutos, coa-se e obtém-se o infuso, o qual pode ser de flores, folhas, raízes ou outras partes da planta. É muito indicado para plantas aromáticas. A filtração é feita para se separar o líquido de uma parte sólida que se encontra em suspensão. Feita através de filtro de papel em funil ou coadores de pano de algodão. O macerado é obtido pelo contacto da planta com um meio, com a água, vinho, vinagre ou álcool. Os sucos são obtidos de folhas ou frutos, espremendo-os e a seguir filtrando o líquido obtido. A obtenção pode ser feita por meio do liquidificador. As tinturas são obtidas pela dissolução em álcool no qual são imersas partes dos frutos dos frutos ou folhas secas, dos quais sairão uma ou mais substâncias corantes dos presentes no vegetal. Tisana é um nome geral para soluções, maceradas, infusões e decoctos. Quando são acrescentados outros ingredientes as tisanas como xaropes ou tinturas, elas são chamadas poções. As torradas podem ser obtidas pelo uso do torrador de café, havendo mudanças das características aromáticas das plantas. Os vinhos são obtidos pela dissolução em vinho de parte do vegetal em questão.

A seguir são dadas algumas informações encontradas na literatura sobre o uso de algumas frutíferas como medicinais e suas formas de utilização.





Abiu – indicado em afecções pulmonares, usando-se os frutos ao natural.

Abricó-do-pará - As suas sementes têm propriedades vermífugas.

Amapá – O látex da casaca tem propriedade cicatrizantes, quando usado em emplasto, também como peitoral, nas afecções das vias respiratórias e ainda como tônico.

Araticum - As diversas espécies desta fruta têm uma série de propriedades medicinais, tais como: anti-reumática, emoliente, anticólicas, nas desinterias, anginas, aftas e adstringentes. Podem ser usadas em infusão, decocção, e mesmo as sementes raladas.

Amora negra - A casca da raiz é vermífuga e purgante. O xarope, em gargarejo, é indicado nas inflamações da garganta e da boca. Também atua no controle da diarréia.

Abacate – Há informações que os indígenas da América, onde se originou o abacate, o usavam como meio de aliviar a dor de cabeça, pela compressa de suas folhas quentes. O cataplasma da semente em leite é usado como remédio para as inflamações dos dedos. O chá das folhas é indicado como diurético.

Abacaxi – O suco do fruto “de vez” é diurético. Contra catarro e tosse é indicada o suco com mel, quente.

Ameixa – As novas, os frutos maduros, frescos ou secos, são laxativos. O licor de ameixa é digestivo, podendo ser obtido pela cocção de frutos, cujo suco é filtrado e adicionado de álcool 90º e açúcar. A infusão, obtida de frutos secos ao forno, com mel, é indicada para o resfriado e a tosse. Para eliminar vermes de crianças é indicada um cataplasma, obtido da mistura de um punhado de folhas secas, com algumas colherinhas de fuligem, fazendo uma pasta e aplicando sobre o ventre.

Amêndoa – A amêndoa amarga tem propriedades anti-espamódicas e a amêndoa doce é laxativa, purgativa e emoliente. Pode ser feitio decocção de leite, emulsão ao avo e pós (estes para frieiras).

Avelã – As folhas secas e o óleo extraído da avelã, podem ser comprados nas farmácias e são úteis nas inflamações do intestino e como depurativo e detergente nas feridas.





Biribã – Os frutos têm aplicação nas feridas de golpes.

Bergamota – É um tipo de citros, cujas folhas, frutos e flores têm um óleo muito aromático. A essência da bergamota é usada na medicina como calmante, desinfetante, antiparasitário e cicatrizante.

Cacau – A manteiga de cacau, obtida pela torrefação e moagem das sementes, tem largo uso nas rachaduras da boca e nas hemorróides. Também usada para tirar mancha do rosto.

Caju – A casca do cajuzeiro, em decocção em água quente, serve para retirar o cansaço dos pés e frieiras.

Cajá – A decocção da casca é indicada para aliviar inchaços e irisipelas dos pés. 0 fruto é adstringente e tem ação nas anginas.

Caqui – A infusão obtida de folhas em água fervente e adoçada serve para gastroenterite de crianças. A infusão com mel e gengibre também serve para diminuir a excitação e a insônia. O fruto é laxativo.

Cerejeira – A decocção de pedúnculos secos e frutos é indicada como reconstituinte, nas artrites, dores do baço e gotas.

Cambucá – A infusão de folhas é indicada nas bronquites, coqueluche e tosses.

Figo – O fruto e as folhas da figueira têm uma série de utilidade como medicinais, tais como inflamações na garganta e na boca, para calos e verrugas, compressa contra ciática, para prisão de ventre, picadas de abelhas e sardas. Para gripe, tosse e resfriados, usar a decocção em 250g de leite, 20g de figos secos, com uma colher de mel, ferver e tomar, depois de filtrar. Para verrugas, banhar com o seu leite, três vezes ao dia. Para ciática, untar 150g de figo seco em álcool, adicionado de 15g de mostarda em pó e 15g de farinha de milho. Dois dias depois de preparada, aplicar com azeite a compressa, por duas horas, na região dolorida

Goiaba – Para controle de diarréia em criança é indicado o decocto das folhas e da casca.

Groselha – Os frutos são considerados diuréticos e contra as fecções intestinais, e cutâneas. O suco da groselha fortalece as gengivas.

Graviola – As folhas moídas com óleo de oliva serve para se fazer fricções para nevralgia e reumatismo.

Grapefruit – Recomendado como refresco e nas dietas de emagrecimento. Rico em vitaminas, é também emoliente.

Guaraná – A suspensão de 20g do pó em água é indicada como para uma série de funções, tais como: calmante, tônica, antinevrálgica, anti-desintérica e refrigerante.




Ingá – A casca, em decocção, é curativa de feridas e em lavagem intestinal, contra diarréias.

Jabuticaba – O decocto da casca é indicado contra asma.

Jambo – Chás de folhas, raízes e cascas são indicados como laxativo ou purgativo. Das sementes é extraído um fluído, usado como antidiabético.

Jambolão – Decoctos da casca ou sementes têm propriedades contra diabete, desinteria e hemorragia.

Jujuba – Contra os catarros dos brônquios e a tosse é indicada uma decocção de 40g de frutos em meio litro de água, filtrado, adoçado e bebido com mel. É também diurético, se tomado várias vezes ao dia, uma decocção de 60 g/l de água.

Jatobá – Os chás da casca ou resina do tronco em decocção servem para combater vermes e são adstringentes.

Jenipapo – Chá da raiz é purgativo. Decocto da casca, em banhos, é usada contra úlceras. O suco do fruto é diurético. A emulsão das sementes moídas provoca vômitos.

Limão – O suco puro de um até dez limões por dia, em doses progressivas, é um método de controle de uma centena de pequenas enfermidades, tais como: tosses, amigdalite, febres, catarros, inflamações, desarranjos intestinais e outros. Da casca pode ser feito um chá, ou infusão, decocção, bem como do suco, os quais tem ampla aplicação medicinal.

Laranja – A infusão é usada como anti-espamódica, usando-se 3g de flores em uma xícara de água fervente. Das folhas a infusão serve para acalmar, bem como do fruto maduro, quando bebido frio, para diminuir a febre. Da laranja azeda se faz o famoso licor de curaçáo.

Maçã - Vários preparados de maçã, do fruto e mesmo da casca do tronco tem propriedades medicinais, tais como combate à febre, resfriado, desintoxicação, e outros. O líquido obtido da fervura de 50g da casca da macieira, por 20 minutos, filtrado, age contra a leucorréia.

Maçaranduba – o suco leitoso do fruto é usado como peitoral, para controle da tosse e até alívio até da tuberculose. Cataplasma e emplasto do fruto são úteis contra artrite.

Mangostão – O seu suco é adstringente e as folhas em infusão são adstringentes e antiescorbútica.

Maracujá – a decocção das folhas é diurética. Compressas de folhas maceradas aliviam os tumores e hemorróides. O suco é calmante.

Murici – a casca e o fruto são adstringentes. A decocção da casca é antifebril, tônica e alivia a tuberculose.

Marmelo – as folhas, frutos e as sementes do marmelo possuem propriedades adstringentes, calmantes e emolientes, quando preparadas em chás ou decoctos.

Moranguinho – pode ser utilizado como adstringente, diurético bem com em feridas da pele.

Nogueira – o cataplasma de folhas maceradas alivia dores das feridas; o decocto de folhas secas, filtrado e bebido é anti-febril. Em banhos, serve para curar a frieira. Os bochechos servem para curar inflamações na boca. Também pode ser usada como vinho medicinal e infusão.

Nespeira – o vinho medicinal obtido com a mistura de um litro de vinho branco com sementes maceradas de nêspera (secas), serve para controle da gota e como diurético. A decocção de folhas é bom para estomatite, inflamação e queimadura na boca.

Piqui – a infusão da casca da planta é diurética e antifebril.

Pitomba – A decocção das sementes sem o embrião, ao quais são tóxicos, é indicada contra diarréia.




Pitanga – A infusão ou decocção das folhas são estimulantes, contra a febre e anti-reumáticas. Também indicadas contra diarréia.

Pessegueiro – O suco de pêssego é diurético. A infusão com folhas de limão é indicada para ajudar na digestão. A infusão de flores, bebida em xícara antes das refeições é boa para tratamento de úlceras intestinais. O cataplasma de folhas novas serve para curar erupções na pele.

Romã – todas as partes da planta as romãs podem ser usadas no medicamento. Contra inflamações na boca e garganta é indicada a infusão de flores. O xarope da polpa do fruto é diurético. Para cólicas e diarréias, a decocção da casca, com mel é indicada.

Sapoti – A casca em chá ou decocção é usada contra febre e tem efeito adstringente.

Sorveira – o suco do fruto é vermífugo.

Tamarindo – o chá da polpa do fruto é indicado para controle de febre e é calmante. A polpa também é adstringente e refrigerante. A decocção é indicada para curar prisão de ventre, usando-se 10 g de polpa do fruto em meio litro de água, bebendo duas xícaras ao dia.

Uvaia – a casaca usada para preparar um decocto ou um chá, tem efeitos adstringentes.

Uva – a infusão de folhas e gavinhas é indicada para as inflamações internas e também dos olhos.

Sucos naturais!



ABACATE – O chá das folhas é usado como diurético.
A semente, em cataplasma, é antiinflamatória. Há quem use as folhas também em compressas quentes, para aliviar dor de cabeça.



ABACAXI – O suco é diurético. Quente, com mel, combate tosse e catarro.



ABIU – Os frutos, ao natural, agem contra afecções pulmonares.
A casca da planta é antidisentérica e baixa a febre.
O azeite extraído das sementes abranda inflamações na pele.



ABÓBORA – Folhas e flores podem ser friccionadas na pele para combater a erispela.
As folhas frescas, amassadas e aplicadas sobre queimaduras leves apressam a cura.
Um preparado ajuda a combater a bronquite.
A polpa, crua ou cozida, serve para preparar cataplasmas antiinflamatórios.



ACELGA – O suco é diurético, adstringente e vermífugo, usados também nas dermatites e para combater a má digestão.
Com mel da bom xarope expectorante. Fricção diária das folhas evita queda de cabelo.
As folhas em cataplasma apressam cicatrização de feridas.
O suco das folhas é usado nos casos de nefrite, gota, reumatismo, febres debilidade geral, icterícia.
As folhas amassadas e misturadas com sal e vinagre combatem a sarna.



ALCACHOFRA – Tenra e crua faz bem nos casos de anemia debilidade geral e raquitismo. É também um antidiarréico eficaz.



ALFACE – O suco dos talos e folhas frescos é bom para os nervos.


Cataplasmas quentes funcionam contra inchaços e inflamações.
O chá ajuda curar azias, dores intestinais, tosse e bronquite.



ABRICÓ-DO-PARÁ – As sementes são indicadas contra vermes intestinais.



ACEROLA – Também chamada de cereja-das-antilhas, os frutos, frescos, agem contra disenteria.



AMAPÁ – O latéx, que a casca da planta expele quando ferida, usado como emplasto, é cicatrizante.



AMEIXA – Os frutos maduros, frescos ou secos, assim como as folhas novas, são laxativas.
O licor é digestivo. A infusão dos frutos secos ao forno e adoçados com mel combate o resfriado e a tosse.
A cataplasma de folhas secas e uma pequena porção de fuligem, aplicadas sobre o ventre das crianças, ajudam a expelir vermes.



AMÊNDOA – A amêndoa amarga é antiespamódica. A doce é laxativa, purgativa e antiinflamatória.



AMORA-DO-MATO – Os frutos frescos e crus, agem contra anemia, falta de apetite e úlceras no estômago.



AMORA NEGRA – A casca da raiz age como vermífugo e purgante.
Gargarejos com xarope do fruto são indicados nas inflamações da garganta e da boca, O fruto também é antidiarréico.



ARAÇA – As folhas tem propriedades anti-hemorrágicas e antidisentérricas.



ARATICUM – As sementes raladas, em infusão ou decocção , têm propriedades antireumáticas, antiinflamatórias, adstringentes e antiespamódica.



AVELÃ – Tanto as folhas secas quanto o óleo são usados nas inflamações do intestino e detergente nas feridas.



BACURI – O óleo da amêndoa é útil no tratamento de eczemas, herpes e outras doenças da pele.



BERGAMOTA – A essência é usada como calmante, desinfetante, antiparasitário e cicatrizaante.



BERINGELA – As folhas servem para preparar cataplasmas contra queimaduras, abscessos e herpes.



BRÓCOLES – Anti-anêmico. Flores e folhas tem efeito laxativo. As folhas são também calmantes.
O caldo das flores combate as inflamações do tubo digestivo.



CAJÁ-MANGA – As raízes e a casca da planta são calmantes e antidiarréica.
As flores, em infusão, são usadas contra afecções da laringe.



CAJU – A casca, em decocção, age contra frieiras e alivia o cansaço dos pés, É também anti-hemorrágica e antiulcerosa.



CAQUI – O fruto maduro é laxativo. A infusão das folhas agem contra a gastroenterite nas crianças.
Com mel e gengibre, a infusão reduz a excitação e combate a insônia.



CARAMBOLA – Abre o apetite, é antidisentérica e antitérmica.
O fruto também é diurética e, consumido diariamente, faz bem para a pele.



CENOURA – Faz bem para a visão , estimula o apetite e facilita a ação intestinal.



CHICÓRIA – Os chás extratos estimulam o intestino e fazem bem para o estômago.
O suco da raiz ajuda o fígado, age contra hemorróidas e combate o catarro.
O decocto frio das flores aplicado sobre as pálpebras em compressa, é bom para desinflamar os olhos.



COUVE – O suco é tônico, indicado para crianças e adolescente.
É também desinfetante do intestino, vermífugo e bom para acidez e úlceras gástricas.
O decocto e o xarope fazem bem contra a tosse, rouquidão e asma.



COUVE-FLOR – Rico em cálcio e fortalece os ossos.



ESPINAFRE – Especialmente indicado contra a anemia.
O caldo tônico, diurético e laxante.
Decocto é bom fortificante para os convalescentes, também auxilia bastante a digestão.



FIGO – Fruto e folhas são usados nas inflamações da boca, garganta, prisão de ventre, picadas de abelhas.
A decocção, adoçada com mel, combate resfriados, gripes e tosse.



FRUTA-PÃO – A raiz é vermífuga. As folhas são antidiaréica e, cozidas agem contra o reumatismo e o beri-béri.



GOIABA – As folhas e a casca, em decocção, ajudam a controlar a diarréia.

-GRAVIOLA – Os frutos moídos com óleo de oliva, servem para fricções contra nevralgia e reumatismo.



GROSELHA – o suco, diurético, também pode ser usado contra afecções intestinais e da pele e como fortalecedor das gengivas.



GUARANÁ – Contém substâncias com efeito vasodilatador, bronco-dilatador e digestivo.
Acredita-se que seja um estimulante cardiovascular e excitante do sistema nervoso central.
É usado também como desinfetante dos intestinos e indicado como diurético e febrífugo.



INGÁ – A decocção da casca é usada para curar feridas e, em lavagens intestinais, é antidiarréica.



JABUTICABA – A casca ou as sementes, em decocção, age contra asma, desinteria e erispela.



JACA – A resina da planta lenhada é cicatrizante. As samentes combatem desarranjos intestinais.



JAMBOLÃO – A casca ou as sementes, em decocção, agem contra diabetes, hemorragia e disenteria.
As cinzas da casca, com óleo, podem ser usadas contra queimaduras.



JATOBÁ – A casca ou a resina do tronco, em decocção, combatem vermes e são adstringentes.



JENIPAPO – O chá da raiz tem efeito purgativo.
A casca, em decocção, é útil contra úlceras.
As sementes, moídas, provocam vômito.
O suco da fruta é diurético.



LARANJA – A infusão das flores é utilizada como antiespamódica e calmante.
A infusão do fruto maduro, tomada fria, reduz a febre. Previne gripe e resfriado.



LIMÃO – O suco previne tosses, amigdalites, febres, catarros, inflamações, desarranjos intestinais.
A infusão da casca do fruto tem o mesmo efeito.



MAÇÃ – O s preparados à base do fruto e da casca da macieira agem contra o resfriado e a febre e são desintoxicantes.



MAMÃO – O fruto, ativador cardíaco, é recomendado contra as doenças da velhice.



MANGA – O caule produz uma resina empregada contra disenteria.



MANGOSTÃO – O suco e o infuso das folhas têm propriedades adstringentes.



MARACUJÁ – O suco é calmante. As folhas, em decocção, têm ação diurética e são úteis contra febres, inflamações na pele e erispelas.
Tumores e hemorróidas podem ser aliviados com compressas de folhas maceradas.



MARMELO – Em decocção , frutos, folhas, e sementes possuem efeito calmante e emoliente.



MELÂNCIA – É diurética.



MORANGO – É adstringente, usado para cicatrizar feridas na pele.



NABO – A raiz tem propriedades tônicas e faz bem para os pulmões. Cozida, é boa para curar frieiras e feridas na pele.



NÊSPERA – A decocção das folhas é usada contra estomatite e inflamações na boca.
Sementes maceradas em vinho branco são úteis contra gota.



PEPINO – Ótimo diurético. Valioso para ajudar o tratamento de pressão arterial alta ou baixa.



PEQUI – A casca , em infusão, é diurética e age contra a febre.



PÊSSEGO – Erupções da pele podem ser tratadas com a cataplasma das folhas novas.
As folhas, em infusão, ajudam a curar úlceras intestinais.



PITANGA – O fruto, em decocção ou infusão, é estimulante , antitérmico, antidiarréico, e anti reumático.



ROMÃ – A infusão das folhas é indicada para inflamações da boca e da garganta.
O xarope da polpa é diurético, a casca da raiz é vermífuga .
O chá das folhas é bom para lavar os olhos.



SAPOTI – O chá da casca é adstringente e antitérmico.



TAMARINDO – O chá da polpa é calmante e age contra a febre.
Em decocção, a polpa é boa para prisão de ventre.



UVA – Folhas e gavinhas, em infusão, auxiliam nas infecções externas e dos olhos.


Fonte: Grupo de Pesquisa e Extensão com Plantas Medicinais Erva Santa ESALQ-USP

Suco calmante


INGREDIENTES:
1/2 maçã
1 talo de salsão
1 punhado de salsinha
4 folhas de alface



MODO DE PREPARO:

Corte as maçãs, talo de salsão, salsinha, alface e a bata tudo na centrífuga.

Dica:
Contra insônia e estresse.

SUCO CALMANTE



Ingredientes:
1/2 mamão papaia
3 folhas de repolho
1 folha de couve
2 folhas de hortelã
100 ml de água.

Modo de preparo:
Coloque a água no liquidificador, junte o restante dos ingredientes, bata bem, coe passe para um copo com gelo e sirva.
.

terça-feira, 26 de maio de 2009

PERDÃO, A FAXINA DA ALMA





O perdão é a cura das memórias, a assepsia do coração, a faxina da alma. O perdão é uma necessidade vital e uma condição indispensável para termos uma vida em paz com Deus, com nós mesmos e com o próximo. Uma vez que somos falhos e pecadores, estamos sujeitos a erros. Por essa razão, temos motivos de queixas uns contra os outros. As pessoas nos decepcionam e nós decepcionamos as pessoas.

É impossível termos uma vida cristã saudável sem o exercício do perdão. Quem não perdoa não pode adorar a Deus nem mesmo trazer sua oferta ao altar. Quem não perdoa tem suas orações interrompidas e nem mesmo pode receber o perdão de Deus. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente. Quem não perdoa é entregue aos verdugos da consciência. O perdão, portanto, não é uma opção para o crente, mas uma necessidade imperativa.

O perdão é uma questão de bom senso. Quando nutrimos mágoa no coração, tornamo-nos escravos do ressentimento. A amargura alastra em nós suas raízes e produz dois frutos malditos: a perturbação e a contaminação. Uma pessoa magoada vive perturbada e ainda contamina as pessoas à sua volta. Quando guardamos algum ranço no coração e nutrimos mágoa por alguém, acabamos convivendo com essa pessoa de forma ininterrupta. Se vamos descansar, essa pessoa torna-se o nosso pesadelo. Se vamos nos assentar para tomar uma refeição, essa pessoa tira o nosso apetite. Se nosso propósito é sair de férias com a família, essa pessoa pega carona conosco e estraga as nossas férias. Por essa razão, perdoar não é apenas uma questão imperativa, mas, também, uma atitude de bom senso. O perdão alivia a bagagem, tira o fardo das costas e terapeutiza a alma.

Mas, o que é perdão? Perdão é alforriar o ofensor. Perdoar é não cobrar nem revidar a ofensa recebida. O perdão não exige justiça; exerce misericórdia. O perdão não faz registro das mágoas. Perdoar é lembrar sem sentir dor.

Até quando devemos perdoar? A Bíblia nos diz que devemos perdoar assim como Deus em Cristo nos perdoou. Devemos perdoar de forma ilimitada e incondicional. Devemos perdoar não apenas até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

Por que devemos perdoar? Porque fomos perdoados por Deus. Os perdoados precisam ser perdoadores. No céu só entra aqueles que foram perdoados; e se não perdoarmos, não poderemos ser perdoados. Logo, todo crente em Cristo precisa praticar o perdão.

Quem deve tomar iniciativa no ato do perdão? Jesus disse que se nos lembrarmos que nosso irmão tem alguma coisa contra nós, devemos ir a ele. Não importa se somos o ofensor ou o ofendido. Sempre devemos tomar a iniciativa, e isso com humildade e espírito de mansidão. Precisamos entender que o tempo nem o silêncio são evidências de perdão. É preciso o confronto em amor. Há muitas pessoas doentes emocionalmente porque não liberam perdão. Há muitas pessoas fracas espiritualmente porque não têm a humildade de pedir e conceder perdão. Precisamos quebrar esses grilhões, a fim de vivermos a plenitude da liberdade cristã.

O perdão é a manifestação da graça de Deus em nós. Se nos afastarmos de Deus, nosso coração torna-se insensível. Porém, se nos aproximarmos de Deus, ele mesmo nos move e nos capacita a perdoar assim como ele em Cristo nos perdoou.


Rev. Hernandes Dias

segunda-feira, 25 de maio de 2009

JESUS NOS CARREGA NO COLO


Sábado, 23 de Maio de 2009

JESUS NOS CARREGA NO COLO

ISAIAS 46. 3e4

.....VÓS A QUEM DESDE O NASCIMENTO CARREGO E LEVO NOS BRAÇOS DESDE O VENTRE MATERNO....... EU VOS CARREGAREI JÁ O TENHO FEITO; LEVAR-VOS-EI,
POIS, CARREGAR-VOS-EI E VOS SALVAREI.


Sintamos nos braços aconchegantes de Jesus, Ele nos carrega no colo desde o ventre materno. Ele cuida de nós com carinho, muito amor, ternura, passa para nós o seu calor, o
seu cuidado , sua atenção.
Ele nos carrega no colo, porque nos ama, deu sua preciosa vida por nós, derramou seu sangue inocente, em nosso lugar. Foi cuspido, maltratado, sofreu imensamente por cada um de
nós, passando por injurias, dissabores, amarguras.
Jesus esta conosco nas alegrias , nas tristezas. Ele é o nosso companheiro de todas as
horas, de todos os momentos. Jesus nunca nos abandona. Não estamos sós, Jesus esta conosco,
Ele não se ausenta de nós.
Precisamos sentir como uma criança no colo de Jesus, nos diminuir até sentirmos que
somos um feto, no ventre materno.
Precisamos estar no colo de Jesus enquanto tivermos vida, para sempre, em todo o momento e não descermos do colo nunca, pois o nosso Deus nos dá alegria de viver, nos fortifica,
nos enche de paz, conforta-nos e nos dá tranquilidade. Jesus tem um carinho todo especial por nós, acaricia nossa cabeça, nos trata com carinho, ternura, paciência e muito amor.
Jesus nos carrega no colo, porque Ele é bom e sua misericórdia dura para sempre. Somos
suas ovelhas, que Ele cuida , protege, nos livra de tropeçarmos, cairmos, machucarmos, ferirmos,
ou sermos destruidos.
Obrigada Jesus de todo coração, por nos carregar no colo, nos guardar, nos confortar e nos proteger. Glória a Jesus ,Aleluia, Amém.


Irene Lousada Eller Silva
23 -05 - 2009

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Castanha da macadamia!


Fomos para Sobralia,
para casa de minha mae, Emília,
passar com ela o seu niver,
de 93 anos, no dia 04 de maio 2009.

Meu digníssimo esposo Rev. Paulo Araújo,
levou para a turma conhecer a castanha da macadamia,
e falou tds os seus benefícios, principalmente p idosos.
Minha mãe ficou mt interessada em saber.
A castanha é realmente uma delícia, estavam no momento minhas irmãs,
Noeme, Selma e Irene.

 
Posted by Picasa






O óleo de Macadâmia é o único óleo vegetal que contém grande quantidade de ácido palmitoléico, um ácido graxo monoinsaturado.
Também estão presentes neste óleo os ácidos oléico, linoléico, palmítico, esteárico, mirístico, entre outros. Alguns óleos de animais contém boas quantidades de ácido palmitoléico, porém o óleo de origem vegetal é isento de colesterol (assim como todos os óleos de origem vegetal).

O óleo de Macadâmia possui coloração amarelo claro, quase transparente, com sabor suave e agradável. É o único óleo vegetal que contém grande quantidade de ácido palmitoléico, um ácido graxo monoinsaturado.

A noz da Macadamia integrifólia é saborosa e altamente nutritiva; contém 9 a 10% de proteínas e 78% de óleo. Além disso, possui vitaminas e minerais, como cálcio, fósforo, ferro, tiamina, riboflavina e niacina (Dierberger e Netto, 1989).

Apresenta a seguinte composição:
ácido oléico ou ômega-9 (61%)
ácido palmitoléico ou ômega-7 (20%)
610 mg de vitamina E/Kg de óleo.

O óleo de nozes da macadâmia é derivado das nozes da árvore tropical Macadamia integrifolia, que cresce principalmente na Austrália e nas ilhas do Havaí. A noz macadâmia é chamada rainha das nozes, e possui aproximadamente 70% de óleo por peso.

É delicioso quando usado em receitas culinárias, bem como saladas e refogados.

Recomenda-se o consumo de 5 a 10 g/dia, equivalente a 1 a 2 colheres de sopa/dia. Este produto pode ser utilizado por adultos e crianças.

Conteúdo: 185 ml
Valor Energético: 10g (1 colher de sopa) de óleo equivale a 90 calorias
Nome científico: Macadamia integrifolia
Parte usada: Nozes descascadas
Origem: Austrália




Óleo de Macadâmia Vital Âtman 185ml NOVO CITRUS

Acreditar na vida... é ter esperança no amanhã




ACREDITAR NA VIDA
É TER ESPERANÇA NO AMANHÃ.

SABER QUE APÓS A NOITE VEM O DIA.

VIVER INTENSAMENTE AS EMOÇÕES!

APRECIAR O NASCER E O PÔR-DO-SOL.

APROVEITAR TODOS OS MOMENTOS…

VENCER A DEPRESSÃO!

FAZER TRABALHO VOLUNTÁRIO

CONFIAR NA VOZ DA INTUIÇÃO.

PERDOAR ...

ESTIMULAR A CRIATIVIDADE.

NÃO SE PRENDER A DETALHES.

CHORAR DE FELICIDADE…

DEIXAR PARA LÁ.

TER PENSAMENTO POSITIVO.

RESPEITAR OS SENTIMENTOS DOS OUTROS.

RIR SOZINHO.

SER SINCERO.

ENCONTRAR A FELICIDADE NAS PEQUENAS COISAS.

ENTENDER QUE SOMOS PESSOAS ÚNICAS.

É DANÇAR SEM MEDO.

NÃO SE APEGAR A BENS MATERIAIS.

RESPIRAR A BRISA DO MAR.

OUVIR A MELODIA SUAVE DE UMA FONTE.

OBSERVAR A NATUREZA.

ADORAR UM DIA DE CHUVA.

TER MOTIVAÇÃO!

ENXERGAR ALÉM DAS APARÊNCIAS.

DESCOBRIR QUE PRECISAMOS DOS OUTROS.

ESQUECER O QUE JÁ PASSOU.

BUSCAR NOVOS HORIZONTES.

PERCEBER QUE SOMOS HUMANOS.

VENCER A NÓS MESMOS.

VER A BELEZA DA ALMA.

SAIR DA PASSIVIDADE.

SABER QUE A VIDA É CONSEQÜÊNCIA DE NOSSAS ATITUDES…

NÃO ADIAR DECISÕES.

MIMAR A CRIANÇA INTERIOR.

DEIXAR ACONTECER…

PRATICAR A HUMILDADE.

CURTIR AS PEQUENAS VITÓRIAS.

VIVER APAIXONADO PELA VIDA!

ENTENDER QUE HÁ LIMITES.

TER AUTO-ESTIMA.

COLOCAR SUA ENERGIA POSITIVA EM TUDO QUE REALIZAR!

VER A VIDA COM OUTROS OLHOS…

SÓ SE ARREPENDER DO QUE NÃO FEZ.

FAZER PARCERIAS COM OS AMIGOS.

DORMIR FELIZ.

AMAR…

SABER QUE ESTAMOS SÓ DE PASSAGEM.

APROVEITAR AS OPORTUNIDADES.

E.... OUVIR O CORAÇÃO…

A SUPERMACIA DO AMOR. 1 CR.13.1-8;



No capitulo 12 temos a doação dos dons, e sua relação uns aos outros. No capitulo 14 temos os dons em operação, mas aqui no capitulo 13 temos o ambiente em que eles devem operar. Em corinto, parece que o amor estava tristimente em falta.
1) PAULO FALA DA ESFERA DA FALA. 1 V.1. À esfera do intelecto: "Linguas dos anjos e de homens. Mais sem amor. 2. V.2 à esfera da devoção: "religião e ciência" conhecimento. Mais sem amor. 3. V.3; à esfera da caridade. "boas obras" "e sofrimento corpo se queimado. Mais sem amor.
2 AS QUALIDADES DO AMOR: VS. 4-7. 1. PACIENTE; "sofredor" Auto - dominio diante da prvação. Retaliar, vingaça.
2.BENIGO: Disposto a fazer bem, ajudador, amigável, compassivo.
3.NÃO É INVEJOSO: Não tendo inveja do sucesso dos outros, "ciúmes"
4. Não tratar com leviandade: "não se vangloriar"
5.NÃO SE ENSOBERBECE: "orgulho", "arrogância".
6 Não se porta com indecencia: conduta, mal-educado, rude ou insultante, cortesia, consideração. AMÉM . DEUS TI ABENÇOE.

Um minuto só serve para voce sorrir!


Um minuto serve para você sorrir: Sorrir para o outro, para você e para a vida. Um minuto serve para você ver o caminho, olhar a flor, sentir o cheiro da flor, sentir a grama molhada. Um minuto serve para você ouvir o silêncio, ou começar uma canção. É num minuto que você dará o sim que modificará sua vida... E basta. Basta um minuto para você apertar a mão de alguém e conquistar um novo amigo. Em um minuto você pode sentir a responsabilidade pesar em seus ombros: Quanta vitória se decide num simples momento, num simples minuto! Basta um minuto para você recomeçar a reconstrução de um lar ou de uma vida. Basta um minuto de atenção para você fazer feliz um filho, um aluno, um professor, um semelhante...
Basta um minuto para você entender que a eternidade é feita de minutos.
Então basta um minuto para você me responder!
Como vai você?

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Contei minha história...


Vja!
Contei minha história para o carroceiro,
o cavalo começou a chorar!

Só observando !


O padre de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar.
A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central.




O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora.
Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia.
Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita.




A curiosidade do padre crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali.
O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava Jim.




Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que
ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali.




E disse a oração que fazia:
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias.
Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'




O padre, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse.
'É hora de ir' - disse Jim sorrindo.

Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.




O padre ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes.
Teve então, um lindo encontro com Jesus.
Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem...






'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias.
Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'




Certo dia, o padre notou que Jim não havia aparecido.

Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo.

Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante.




A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes... Nada!




Ao encontrá-lo, o padre colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira:

- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!!




Parecendo surpreso, o velho virou-se
para o padre e disse com um largo sorriso:

- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:




'Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias.
Agora sou eu quem o está observando... e cuidando! '




Jesus disse: 'Se vós tendes vergonha de mim, também me envergonharei de vós diante do meu Pai.'

E se você não está envergonhado, passe essa mensagem adiante.

Jesus é sempre o melhor amigo.





SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO (a)!

TENHA UM LINDO DIA!





LEIA SOMENTE SE VOCÊ TIVER TEMPO PRA DEUS.







DEIXA EU TE PEDIR UMA COISA: TENHA CERTEZA, QUE VOCÊ IRÁ LER ATÉ O FIM, EU QUASE DELETEI ESSA MENSAGEM, E FUI ABENÇOADO QUANDO EU TERMINEI DE LER.




A FALTA DE TEMPO PARA DEUS É EXATAMENTE O QUE TEM CAUSADO UMA PORÇÃO DE PROBLEMAS NO MUNDO EM QUE VIVEMOS.


NOS RESUMIMOS EM ENCONTRAR DEUS SOMENTE NAS IGREJAS AOS DOMINGOS DE MANHÃ

TALVEZ NOS DOMINGOS À NOITE..

NOS OCUPANDO COM NOSSAS OBRIGAÇÕES DURANTE A SEMANA TODA.

LEMBRAMOS D' ELE SOMENTE QUANDO ESTAMOS DOENTES


E CLARO, EM VELÓRIOS , QUANDO PERDEMOS ENTES QUERIDOS.

PORÉM, NÃO TEMOS TEMPO PRA ELE DURANTE O TRABALHO, LAZER ETC..

NÃO IMPORTA EM QUE LUGAR DO MUNDO, SIMPLESMENTE , ACHAMOS QUE PODEMOS NOS VIRAR SOZINHOS.

QUE DEUS NOS PERDOE POR ESSES PENSAMENTOS!

NÃO EXISTE TEMPO OU LUGAR EM QUE ELE NÃO POSSA ESTAR CONOSCO.


DEVERÍAMOS SEMPRE PARAR E PENSAR EM TUDO QUE ELE FEZ E TEM FEITO POR NÓS

SE VOCÊ NÃO ESTIVER ENVERGONHADO CONTINUE LENDO ABAIXO.



JESUS DISSE: SE SENTIRES VERGONHA DE MIM EU TAMBÉM SENTIREI VERGONHA DE VOCÊ QUANDO ESTIVERMOS NA FRENTE DE MEU PAI.


CONTINUE APENAS SE VOCÊ O AMA.


SIM, EU AMO MEU DEUS! ELE É A RAZÃO DA MINHA EXISTÊNCIA E MEU SALVADOR!

ELE ME MANTÉM VIVO A CADA DIA. SEM ELE EU NÃO SERIA NADA, MAS COM ELE ME SINTO FORTE.





SE VOCÊ AMA À DEUS E NÃO SENTE VERGONHA DELE, NEM DE TODAS AS COISAS MARAVILHOSAS QUE ELE TEM FEITO POR VOCÊ, ENVIE ESTA MENSAGEM A TODOS OS AMIGOS.

AINDA TEM TEMPO PRA CONTINUAR LENDO?

FÁCIL X DIFÍCIL

POR QUE É TÃO DIFÍCIL DIZER A VERDADE E TÃO FÁCIL CONTAR UMA MENTIRA?

POR QUE SENTIMOS TANTO SONO NA IGREJA DURANTE O SERMÃO, MAS ACORDAMOS RAPIDINHO QUANDO ESTÁ QUASE TERMINANDO O CULTO?

DE TODOS OS PRESENTES QUE RECEBEMOS DE GRAÇA, A ORAÇÃO É O MAIS IMPORTANTE.

NÃO CUSTA NADA E TRAZ MARAVILHOSAS RECOMPENSAS!

NÃO É ENGRAÇADO COMO AS PESSOAS RECUSAM À DEUS E DEPOIS SE PERGUNTAM PORQUE O MUNDO PARECE O INFERNO?

NÃO É ENGRAÇADO COMO AS PESSOAS DIZEM : SIM EU CREIO EM DEUS, MAS AINDA CONTINUAM ADORANDO SATANÁS, QUE A PROPÓSITO, TAMBÉM ACREDITA EM DEUS.

NÃO É ENGRAÇADO COMO VOCÊ ENVIA MILHARES DE PIADAS E ELAS SE ESPALHAM COMO UM INCÊNDIO NUMA FLORESTA, MAS QUANDO VOCÊ OU ALGUÉM COMEÇA LER UM E MAIL E PERCEBE QUE É SOBRE DEUS PENSA MIL VEZES ANTES DE DIVIDI-LO COM OS AMIGOS DA SUA LISTA ?

NÃO É ENGRAÇADO QUE QUANDO VOCÊ TERMINAR DE LER ESSA MENSAGEM, VOCÊ NÃO IRÁ MANDAR PARA TODOS SEUS AMIGOS, PORQUE NÃO TEM CERTEZA SE ELES ACREDITAM EM DEUS OU NÃO , OU PORQUE SE SENTIRÁ ENVERGONHADO A RESPEITO DO QUE VÃO PENSAR SOBRE VOCÊ, POR MANDAR UMA MENSAGEM SOBRE DEUS?

NÃO É ENGRAÇADO QUE EU ESTOU MAIS PREOCUPADO NO QUE AS PESSOAS IRÃO PENSAR DE MIM, DO QUE SOBRE O QUE DEUS IRÁ PENSA DE MIM ?




QUE TODOS AQUELES QUE RECEBAM ESSA MENSAGEM ENVIE PARA TODOS SEUS AMIGOS E QUE ELES SEJAM INFINITAMENTE ABENÇOADO POR DEUS. AMÉM!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Repelente caseiro! Espanta mosquitos da DENGUE! Marieller


Esta receita foi passada por pessoas de uma colônia de pescadores de Muriquí que nunca tiveram dengue ou 'afins'.
O excelente é que não intoxica;
pode ser usado à vontade.
Divulguem esta receita para seus amigos e parentes!!!!!!
- 1 garrafa de álcool;
- meio vidrinho de óleo Johnson, ou óleo para bebê, para não
desidratar a pele;
- 1 pacote de cravo (mais ou menos 30 cravos) da Índia em infusão por algumas horas;

Torna-se um excelente repelente caseiro!!!!!
Os pescadores há muito, já conhecem esta mistura, usam sempre em suas noites de pescaria para evitar picadas de insetos.
Vamos divulgar uma prática barata e que pode salvar muitas vidas.